Sobre

A missão do Laboratório de Políticas Públicas Internacionais (LABOPPI) é ser um lócus de produção de pesquisa, diálogo e interação – entre academia, governos e órgãos não-governamentais – e difusão de conhecimento. Somos um grupo de professores e alunos do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo – Campus de Osasco. O LABOPPI é uma iniciativa que reconhece a transformação que vem ocorrendo no campo do ensino, pesquisa e extensão e procura produzir inovações capazes de oferecer conhecimento de maneira ágil, densa e profunda sobre as políticas públicas internacionais.

Entendemos por políticas públicas internacionais aquelas ações de entidades governamentais e não-governamentais, tendo em vista produzir efeitos de natureza pública, cuja interface se estende para além das fronteiras do Estado. São exemplos: programas de política externa, especialmente no âmbito da cooperação internacional. As políticas de organizações internacionais destinadas produzir bens ou políticas públicas em Estados. A ação internacional de organizações não-governamentais na realização de atividades, cuja competência deveria ser reservada aos governos domésticos.

Nossas ações são destinadas à produção de material didático, técnico e científico sobre as políticas públicas internacionais. O LABOPPI desenvolve as seguintes atividades: construção de bancos de dados, realização de entrevistas sobre a teoria e a prática das políticas públicas internacionais, gravação de podcasts, produção de boletins de políticas públicas, publicações de artigos científicos, realização de oficinas e cursos de capacitação para alunos e interessados, simulações, consultorias e organização de encontros. A proposta é que o material produzido pelo LABOPPI seja público e que possa ser utilizado por professorxs, alunxs, funcionários dos governos, membros de ONGs e demais interessados.

Os estudantes vinculados ao LABOPPI desenvolvem pesquisa bibliográfica, investigação de campo, entrevistas estruturadas e semi-estruturadas, elaboração e aplicação de surveys e composição de bancos de dados. O trabalho realizado no LABOPPI fomenta o desenvolvimento de capacidades analíticas e críticas, que são exercitadas na produção de projetos de iniciação científica, extensão, trabalhos de conclusão de curso, boletins de políticas públicas e análise de conjuntura. Habilidades de comunicação científica, como a alimentação da plataforma, o uso das novas mídias e produção de vídeos também são aperfeiçoadas no laboratório. Os alunos têm ampla liberdade para sugerir temas de seu interesse para trabalhar no âmbito do LABOPPI, reforçando seu papel de protagonismo no projeto.

O grupo de pesquisa possui cadastro na plataforma do CNPq.

Coordenador: Osmany Porto de Oliveira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s